Luzia Lima-Rodrigues

20161027_152619Luzia Mara Silva Lima-Rodrigues nasceu no Brasil, onde construiu uma parte da sua carreira académica e profissional. É Pedagoga, com especialização em Psicodrama Pedagógico e em Psicopedagogia, tendo concluído o Doutoramento em Educação pela Unicamp/Brasil, em 1999. O pós-doutoramento em Terapias Expressivas e Educação Inclusiva foi concluído em 2004, pela Universidade de Lisboa/Portugal.

É conferencista internacional e docente convidada de diversas Instituições de Ensino Superior portuguesas e estrangeiras, com passagem por países como Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda e Itália, Argentina, Egipto, EUA, Chile, Canadá, entre outros. Tem vasta experiência na dinamização de pequenos e grandes grupos, em espaços públicos, salas e auditórios, com a utilização de métodos ativos e expressivos para promover a sensibilização, a interação, a aprendizagem e/ou a reflexão do grupo a respeito de uma temática. Esta experiência é igualmente significativa na formação contínua de formadores e de professores de todos os níveis de ensino – incluindo professores do Ensino Superior.

No âmbito da investigação, é membro de comissões organizadoras e científicas de encontros, seminários e congressos de pequena, média e grande dimensão. Revisora por pares (peer reviewer) de congressos e de revistas científicas com factor de impacto, como o International Journal of Inclusive Education. Tem inúmeros artigos, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Autora/organizadora dos livros “Ações Educativas: vivências com psicodrama na prática pedagógica”, “O Tao da Educação: a filosofia oriental na escola ocidental”, “Para aprender no ato: técnicas dramáticas na Educação”, “Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: dez estudos de caso”, entre outros. Coordenou a organização do  “ISEC2015Lisbon – Inclusive and Supportive Education Congress”, que reuniu representantes de 38 países em Portugal, tendo sido a principal editora convidada para o ISEC  Book of Proceedings“, publicado pelo JORSEN – Journal of Research on Special Educational Needs/UK, ao lado de autores de renome mundial como Mel Ainscow e David Rodrigues.

No Brasil, foi diretora da Faculdade de Educação “Padre Anchieta” de Jundiaí, leccionou na Pós-graduação em Educação Motora da Unicamp, no Mestrado em Educação da Uninove e no Mestrado em Educação Sócio-comunitária do Unisal de Americana, onde é docente convidada, assim como no Doutoramento em Educação da Unesp de Marília.

Em Portugal, concebeu e coordenou o Mestrado em Educação Especial do Instituto Piaget de Almada. Monitorizou o processo de avaliação interna e externa para a garantia da qualidade do curso e organizou o processo de acreditação pela A3ES – curso acreditado por 5 anos, sem condicionantes. Na mesma instituição, concebeu e coordenou o Ramo de Motricidade e Reabilitação Psicomotora e do Curso de Aprofundamento em Reabilitação Psicomotora, da Licenciatura em Motricidade Humana liderando o processo de transição para o plano de estudos “pós-Bolonha” e conduzindo à equivalência da formação pelo Fórum Europeu de Psicomotricidade. Atuou como docente de diversas instituições de ensino superior portuguesas, públicas e privadas, como o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Universidade Autónoma de Lisboa.

É professora convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e da Universidade Lusófona do Porto.Luzia ensinando Kung Fu

Foi pentacampeã brasileira de Kung Fu, vencendo vários campeonatos internacionais até chegar ao Mundial de Shao Lin, na China, em 1995. O seu doutoramento é sobre o ensino da arte e da filosofia do Kung Fu e do T’ai Chi Chuan em aulas de Educação Física. A investigação foi realizada numa escolas públicas da periferia de uma grande cidade brasileira, verificando-se, por exemplo, o aumento de comportamentos pró-sociais nos alunos que passaram pela experiência (cf. “O Tao da Educação”, Ed. Ágora). Percorreu os 800km do Caminho Francês de Santiago de Compostela e as lições aprendidas nestas e em muitas outras experiências têm contribuído para a dimensão humana e ecológica da sua vida profissional.

Contato: vindas@vindas.pt