Arte e Cultura

Arte e Cultura na Educação Básica

CURSO LIVRE

Arte e Cultura na Educação Básica.

Curso livre – 30 horas – Portugal.

Realização: Vindas Educação Internacional.

Próxima edição: on demand.

 

Participe ou solicite aqui um evento para o seu grupo!

Apresentação

A forma como se organizam e desenvolvem os sistemas educativos está profundamente ligada à cultura de cada país. A educação, tal como a cultura e a arte, são dispositivos que as pessoas e as sociedades encontram para entender, para se expressar e para agir perante as suas necessidades e sonhos.

A Vindas organiza este curso livre em Portugal procurando proporcionar um conhecimento destes dois espaços de saber: a Arte e a Cultura, com ênfase na Educação Básica. Para isso, as aulas serão ministradas in loco, nomeadamente nos lugares onde a Arte e a Cultura mais se manifestam: em museus, centros culturais, mosteiros, igrejas, centros históricos assim como em escolas de educação infantil e do ensino fundamental, com diferentes projetos pedagógicos. Teremos ainda possibilidade de entender como é que os equipamentos artístico-culturais e as escolas se organizam para se encontrarem e trabalharem em sinergia na educação de todas as crianças e jovens.

O objetivo do curso é proporcionar uma formação ao mesmo tempo ampla e aprofundada, alimentando o profissional para que possa agir localmente, situado na sua realidade de ação e intervenção.

Na Vindas, (que conjuga as palavras “idas”, “vindas” e “vidas”) acreditamos que a Educação, a Arte e a Cultura são irmãs e que não se pode entender uma sem as outras e é seguindo esta ideia que planeamos este curso livre, no desejo de que seja útil, transformador e inesquecível.

Objetivos

Pretende-se que os profissionais que realizarem este curso livre desenvolvam saberes e competências para:

  1. Compreender a Educação, a Arte e a Cultura portuguesa no contexto socio-histórico europeu.
  2. Analisar criticamente o papel dos equipamentos históricos e culturais na educação de todas as crianças e jovens de Portugal.
  3. Conhecer a organização do sistema educativo português, com ênfase na Educação Básica.
  4. Conhecer projetos de intervenção ligados à Arte e à Cultura, desenvolvidos em escolas e equipamentos históricos e culturais portugueses.
  5. Discutir estratégias de intervenção situadas na realidade do seu país de origem, fazendo propostas práticas de atuação nos contextos onde desenvolve a sua prática profissional.
  6. Multiplicar os saberes desenvolvidos neste curso livre, divulgando os seus resultados de aprendizagem junto às comunidades onde intervém.

Docentes e conferencistas

  • Luzia Mara Lima-Rodrigues: Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e diretora executiva da Vindas Educação Internacional.
  • David Rodrigues: Conselheiro Nacional de Educação e Presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
  • Paula Pina: Doutora em Estudos da Cultura, co-autora e supervisora do PROL – Programa de Literacia Emergente.
  • Ana Moreira: Diretora da Escola da Ponte.
  • Nuno Leitão: Diretor da Cooperativa A Torre.

Metodologia

Considerando a natureza deste curso livre e os saberes e competências que se pretende que os formandos desenvolvam, as aulas serão maioritariamente teórico-práticas e de campo, com aulas dialógicas “in loco” ministradas no decorrer das visitas técnicas, bem como por meio de reuniões, vivências e reflexões em grupos. O curso livre contará também com uma jornada de workshops e conferência dinamizados em contexto de sala de aula, na Universidade Lusófona do Porto.

Programação detalhada

Veja aqui

Programa provisório, para referência. Sujeito a alteração.

1º dia – sábado

  • 14h: check in do grupo no Hotel de Lisboa
  • Reunião de abertura
  • Workshop “Poetas e suas inspirações no centro histórico de Lisboa” – Paula Pina (Consultora e Dinamizadora do PROL – do Programa de Literacia Emergente)
  • Jantar de abertura com show de fado e danças tradicionais portuguesas.

 2º dia – domingo

  • Aula de campo no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva
  • Almoço
  • Aula de campo no Museu Calouste Gulbenkian
  • Jantar e noite livres

3º dia – segunda-feira

  • Aula de campo no Palácio de Queluz
  • Almoço
  • Tarde, jantar e noite livres

 4º dia – terça-feira

  • Visita técnica à Cooperativa “A Torre”. Conferência “Arte e Cultura no Projeto Pedagógico da Cooperativa A Torre” – Nuno Leitão (diretor da Cooperativa A Torre)
  • Almoço
  • Aula de campo no Museu Coleção Berardo e Centro Cultural de Belém
  • Jantar e noite livres

 5º dia – quarta-feira

  • Dia inteiro de percurso entre as cidades de Lisboa e do Porto, com parada no Santuário de Fátima, almoço e visita técnica à Universidade de Coimbra.
  • Check-in em Hotel no Porto
  • Jantar e noite livres

6º dia – quinta-feira

  • Ciclo de workshops e conferência na Universidade Lusófona do Porto
  • Workshop “Pedagogias expressivas na Educação Básica 1: Música e Poesia” – David Rodrigues (Conselheiro Nacional de Educação)
  • Workshop “Pedagogias expressivas na Educação Básica 2: Drama e Arte” – Luzia Lima-Rodrigues (docente convidada da Universidade Lusófona do Porto)
  • Almoço
  • Conferência “Arte e Cultura no Projeto Pedagógico da Escola da Ponte” – Ana Moreira (diretora da Escola da Ponte)
  • Cruzeiro de barco pelo Rio Douro e visita a uma cave do vinho do Porto
  • Jantar e noite livres

 7º dia – sexta-feira

  • Aula de campo na Casa da Música do Porto
  • Reunião síntese e encerramento do curso
  • Almoço de encerramento
  • Tarde, jantar e noite livres

8º dia – sábado

  • até às 12h – check out do Hotel do Porto

Mais informação?

Envie-nos a sua mensagem agora!

Receba a consultoria especializada da nossa equipa, construa o seu plano de pagamento e garanta a sua inscrição!