Educação: opções e práticas

Seminário Internacional

EDUCAÇÃO: OPÇÕES E PRÁTICAS

Última edição: de 8 a 15 de Outubro de 2016.

Realização em Portugal: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa & Universidade Lusófona do Porto – Porto.

Assessoria e comercialização em Portugal: Vindas Educação Internacional®

Comercialização no Brasil: Efígie Educacional.

Apresentação

Proposta
O Seminário Internacional “Educação – Opções e Práticas” foi idealizado para o público brasileiro e lusófono e concebido especialmente para profissionais e estudantes da área da Educação e afins. O programa inicia na cidade de Lisboa e segue para a cidade do Porto, a 330km da capital do país.
Ao longo do Seminário, os inscritos terão a oportunidade de participar em conferências com os mais renomados profissionais da Educação em Portugal, de conhecer o dia-a-dia de escolas portuguesas (com visitas em dias letivos e de funcionamento normal das escolas), de conhecer duas Universidades do grupo Lusófona e de realizar visitas técnicas a diversos equipamentos históricos e culturais portugueses, sempre acompanhados por membros da Comissão Organizadora da Vindas Educação Internacional®. Haverá, também, um espaço para a apresentação de comunicações orais ou pósteres, nas categorias “investigação” ou “relato de experiência”. As propostas de apresentação de trabalho serão selecionadas pela Comissão Científica do Seminário e os resumos serão publicados nas Atas do Seminário Internacional, em formato digital e com atribuição de ISBN. O certificado de participação de 40 horas, emitido pela Universidade Lusófona, poderá ser válido como Módulo Internacional, curso de extensão ou como complementação de carga-horária nos cursos de pós-graduação das Universidades brasileiras parceiras deste programa. 

Objetivos gerais do Seminário
1.   Desenvolver conhecimentos sobre a História e a Cultura Portuguesa no contexto europeu.
2.   Desenvolver conhecimentos introdutórios sobre o Sistema Educativo Português com ênfase na organização da Escola e na Educação em geral.
3.   Visitar escolas portuguesas para tomar contato com seus projetos político-pedagógicos.
4.   Visitar equipamentos históricos de Portugal para testemunhar a educação ocorrida fora dos muros da escola.
5.   Compartilhar visões, investigações e experiências luso-brasileiras na temática do Seminário.
6.    Suscitar uma reflexão, com impacto no seu desenvolvimento profissional, sobre a experiência teórica e prática vivida durante todo o Seminário.

Interessados
Professores e alunos de graduação e pós-graduação na área da Educação em geral, Professores, Coordenadores, Diretores, Gestores, Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais e demais profissionais de áreas afins à Educação e interessados em geral.

Comissão Científica e Organizadora

Alcina Manuela de Oliveira Martins: Professora Catedrática e Diretora do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona do Porto – Portugal.
– ​António Teodoro: Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Diretor da Revista Lusófona de Educação – Portugal e Professor Visitante da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo – Brasil.
– ​David Rodrigues: Professor Catedrático, Presidente da Comissão Científica do Seminário, Presidente da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Conselheiro Nacional de Educação e Diretor Científico da Vindas Educação Internacional® – Portugal.
Isabel Maria Pereira Pinto: Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade Lusófona do Porto – Portugal.
– Lara Crivelaro: Diretora Executiva da Efígie Educacional – Brasil.
– Luzia Lima-Rodrigues: Presidente da Comissão Organizadora do Seminário, Diretora Executiva da Vindas Educação Internacional® e Professora Auxiliar da Universidade Lusófona do Porto – Portugal.
– ​Rosa Serradas Duarte: Professora Associada da  Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa e subdiretora do Doutoramento em Educação.
– Rúbia Cristina Cruz: Professora da Metrocamp Campinas – Brasil.

A instituição promotora

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e a Universidade Lusófona do Porto

Localizada na região universitária da cidade de Lisboa e no centro histórico da cidade do Porto, a Universidade Lusófona possui o curso de Doutorado em Educação responsável pela produção de uma investigação de forte impacto no contexto da lusofonia. Possui inúmeros cursos de Mestrado em Educação, em Formação de Professores, Educação Física, Psicologia, para além de diversa formação livre e contínua pensada em função da realidade e das necessidades de Portugal.
Ligada ao Grupo Lusófona está a Revista Lusófona de Educação – publicação científica trianual do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que publica trabalhos científicos na área das Ciências de Educação em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol. A sua inclusão nas mais importantes redes internacionais de indexação, tais como SCOPUS, SCIELO, AERES, REDALYC, LATINDEX, DOAJ, IBSS, BIBLIO SHS, CSA, EBSCO, PROQUEST, UNIVERSIA, e-REVIST@S confere-lhe grande visibilidade internacional e faz dela uma revista de referência para o mundo lusófono.


Programa detalhado

Consulte aqui:

Programa provisório – sujeito a alterações

1º dia – 8 DE OUTUBRO DE 2016 – sábado
Manhã – Translado do Aeroporto de Lisboa ao Hotel, seguido de tempo livre para passeio.
Tarde – Check-in no Hotel e boas Vindas oficiais da equipa da Vindas Educação Internacional®. Visita técnica “A história de Portugal no coração de Lisboa”, com caminhada de 3 km pelo centro histórico de Lisboa.
Noite – Jantar de abertura com Show de Fado e danças tradicionais portuguesas.

2º dia – 9 DE OUTUBRO DE 2016 – domingo
Manhã – Tempo livre para passeio acompanhado na região de Belém, com parada no Padrão das Descobertas e na Igreja dos Jerónimos, passando pelos Pastéis de Belém.
Tarde –Visita Técnica “A Educação de crianças e jovens em Palácios de Portugal” (visita a um dos mais importantes palácios da Europa).
Noite – Livre.

3º dia – 10 DE OUTUBRO DE 2016 – segunda-feira
Manhã –Universidade Lusófona de Lisboa. Boas vindas dos representantes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Conferência: “Um panorama sobre a História e a Educação de Portugal no contexto Mundial e Europeu” – Prof. Dr. David Rodrigues. Mesa-redonda: “Sistemas Educativos: perspetivas comparadas Portugal – Brasil” – Profa. Dra. Rúbia Cristina Cruz (Brasil), Profa. Dra. Luzia Lima-Rodrigues (Portugal) e Prof. Dr. António Teodoro. Conferência: “Educação, Equidade e Inclusão” – Prof. Dr. David Rodrigues (Portugal). Conferência: “Formação de Professores: da ação à conscientização” – Profa. Dra. Luzia Mara Lima-Rodrigues (Portugal).
Tarde – Apresentação de trabalhos, nas categorias “relato de experiência” ou “investigação”. Moderação: Profa. Dra. Luzia Mara Lima-Rodrigues (Portugal) e Profa. Doutora Rúbia Cristina Cruz (Brasil).
Noite – livre.

4º dia – 11 DE OUTUBRO DE 2016 – terça-feira
Manhã – Visita técnica ao Agrupamento de Escolas Eça de Queirós. Visita técnica à Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Agrupamento Eça de Queirós. Reunião com a diretora do Agrupamento de Escolas – Profa. Maria José Soares.
Tarde – Visita técnica à Escola de Ensino Médio do Agrupamento Eça de Queirós.
Noite – livre.

5º dia – 12 DE OUTUBRO DE 2016 – quarta-feira
Manhã –Check-out do hotel de Lisboa. Partida em ônibus privativo para dia inteiro de percurso até a cidade do Porto (330km), com tempo livre para passeio no Santuário de Fátima.
Tarde – Tempo livre para passeio na Universidade de Coimbra, seguido de visita técnica à Biblioteca Joanina e à Sala dos Capelos da Universidade.
Noite – Chegada à cidade do Porto. Check-in no Hotel da cidade do Porto.

6º dia – 13 DE OUTUBRO DE 2016 – quinta-feira
Manhã – Partida em ônibus privativo, com destino a São Tomé de Negrelos, para visita técnica à Escola da Ponte. Visita à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental da Escola Básica da Ponte. Reunião com a diretora da Escola da Ponte – Profa. Ana Moreira.
Tarde – Tempo livre para passeio na cidade de Guimarães, berço de Portugal. Retorno ao hotel da cidade do Porto.
Noite – livre.

7º dia – 14 DE OUTUBRO DE 2016 – sexta-feira
Manhã –Universidade Lusófona do Porto. Boas vindas dos representantes da Universidade Lusófona do Porto. Mesa-redonda: “Políticas e práticas educativas: transformações inadiáveis” – Profa. Dra. Luzia Mara Lima-Rodrigues (Portugal), Profa. Dra. Alcina Martins (Portugal) e Profa. Dra. Rubia Cristina Cruz (Brasil), Dinâmica de síntese: “Do sentir ao fazer sentido: a transformação do Ser Professor” – Profa. Dra. Luzia Mara Lima-Rodrigues (Portugal).
Tarde – Caminhada de 3 km da Universidade Lusófona do Porto até uma cave do vinho do Porto. Visita guiada à cave, seguida de cruzeiro de barco pelo Rio Douro e tempo livre para passeio na ribeira e centro histórico do Porto.
Noite – Jantar de encerramento do Seminário e entrega de certificados de participação.

8º dia – 15 DE OUTUBRO DE 2016 – sábado
Manhã – Check-out do Hotel do Porto. Partida do Hotel com destino ao Aeroporto do Porto.

FINAL DA PROGRAMAÇÃO


Cenas e depoimentos

Assista a reportagem feita pelos alunos do Agrupamento de Escolas “Eça de Queirós” em 2014. Conheça aqui o canal Eça TV AEEQ.

A partir de 2015, o Seminário Internacional “Educação: Opções e Práticas” passou a ser promovido e certificado pela Universidade Lusófona/Lisboa e Porto.

Mais uma importante parceria para a Vindas Educação Internacional®

Outras edições deste evento na data solicitada pelo seu grupo!  Entre já em contato