Testemunhos

Já ouvi e li muitos relatos de pessoas que participaram. Eu ouvia e imaginava mas não tinha ideia, até que finalmente participei. É uma experiência única, onde se vive intensamente cada instante e se aprende muito o tempo todo. Luzia e David, muito obrigada por fazerem deste seminário educacional um seminário para a vida!!

Letícia Lavorini - Brasil.,

Organização fantástica, profissionalismo, dedicação e interesse pelas pessoas. O lado humano, a despeito das questões formais, prevaleceu. Estou impressionado. Não acreditava que houvesse empresa com esse perfil. Parabéns!

César Gomes, Professor no Governo do Estado de São Paulo - Brasil.

Posso dizer que vivi um dos melhores momentos da minha vida! Foi uma mistura de experiências, conhecimento e emoções! Só tenho a agradecer a Vindas por todos os momentos que me proporcionou. Aprendi e vivi coisas incríveis que nunca imaginária viver em um seminário! Eternamente grata por tudo!!!

Michele Silva, Professora no Núcleo de Educação Infantil Solarium - Brasil.

Dizer que o seminário foi maravilhoso é pouco, não tem como explicar, somente passando pela experiência dos sentidos, de “cheirar”. Foi uma semana de conhecimento, de troca de experiências, de aprendizado… E uma vida de transformação! Se vale a pena? “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, já dizia o poeta. E eu digo que essa alma é imensa! Equipe Vindas – Luzia, David… Obrigada, obrigada, obrigada para sempre!!

Márcia Baldini, Psicóloga na Prefeitura Municipal de Iracemápolis - Brasil.

Uma experiência única! Profissionais de excelência! Só tenho a agradecer a atenção, o carinho, a disponibilidade de nos atender.
O seminário me proporcionou momentos de reflexão, descontração, aprendizagem e um gostinho de quero mais!

Jaqueline Bartier, Orientadora Pedagógica - Brasil.

Vindas… Estar com David e Luzia por alguns dias, dias que parecem meses, anos de tão intenso, é um prazer indescritível!! Participar de momentos de formação e informação andando ao lado dessas pessoas incríveis nos faz querer retornar mais uma vez, e outra e mais tantas outras quantas forem possíveis… Antes de embarcarmos já nos sentimentos íntimos, tamanho cuidado em nos orientar para uma aventura tão esperada, roteiro planejado que vai além de conhecer museus e a história de Portugal mas um encontro íntimo com nossas emoções, tudo pensado e organizado que nos deixa tão a vontade que parece que nos conhecemos há muito, muito tempo… sem falar na oportunidade de compartilhar nossas práticas pedagógicas. Tenha a certeza que a cada Ida , Vindas nos faz voltar para a Vida de uma maneira completamente diferente!! Um grande beijo a vocês David e Luzia!

Roseane Daminelli Gomes, Professora na Prefeitura Municipal de Campinas - Brasil.

Especiais. Profissionalismo, organização, pontualidade… Professores Doutores que conduzem com leveza e coerência um projeto incrível. Hotéis selecionados com conforto, roteiro gastronômico e cultural ímpar…  somando o conteúdo e a formação acadêmica,  inegavelmente recomendo!!!! Dou 10 estrelas! Se quer investir em conhecimento e formação docente: Vindas.

Wilson Júnior, Mestrando em Comunicação Social e Edocomunicação - Unisal - Brasil.

Fica difícil expressar aqui a intensidade de elementos que se agregam à nossa formação profissional e pessoal com o contato com a Vindas. O afeto e cuidado com que somos tratados o tempo todo, nos acolhe e torna-nos pertencentes a um grupo que se efetiva conforme vamos convivendo. A programação é pensada de maneira a considerar os muitos aspectos que compõem a estrutura educacional de um povo, de um país e das pessoas que pensam educação. É um roteiro educacional, político,cultural e humano, que amplia a nossa visão de mundo e permite que entremos em contato com diversas realidades daquele país e até mesmo do nosso, quando diante das apresentações de trabalho dos colegas. A possibilidade de interagirmos dentro das Escolas às quais fomos recebidos reforça a crença de que nos mantermos na batalha é que traz a diferença. Enfim, só tenho a agradecer a vocês e aos profissionais das escolas envolvidas em nossa visitação. Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso do trabalho.

Maria Ida Testolino, Professora na Escola Comunitária - Campinas - Brasil.

A Vindas é um marco de um sonho. Uma realização possível de algo surpreendente e que merece ser vivido por cada um que sonha em novos rumos para a educação. É mesmo uma experiência para aqueles que sonham!

Lívia Gabriela Reis Regolim, Professora na Escola Ativa - Campinas - Brasil.

Em 2011 tive a oportunidade de participar do Seminário Internacional de Capacitação Docente em Portugal onde pudemos adquirir conhecimentos sobre a Cultura, educação e a História Portuguesa no contexto europeu. O Seminário, que foi brilhantemente organizado pela VINDAS Educação Internacional de Portugal sob o comando do Prof David e da Profa Luzia, contou com muitos momentos de aprendizagem nos Institutos Piaget de Almada e Arcozelo. A VINDAS – além da organização do evento – nos recebeu no aeroporto, acompanhou em cada passeio/trabalho e refeições, em Lisboa, Porto, Estoril, Cascais, Sintra, Vila das aves e Fátima, bem como nos deu dicas de cultura, passeios e curiosidades para as poucas horas vagas. Parabéns aos profissionais da VINDAS – Luz e David – espero em breve poder estarmos juntos novamente, em Portugal e no Brasil, afinal com o profissionalismo de vocês construímos uma bela amizade!

Josivaldo Bragion, Coordenador Pedagógico do Colégio Objetivo - Capivari - Brasil.

Experiência maravilhosa vivida ao lado de pessoas inesquecíveis! Cada um de vocês que passaram esses dias comigo me ensinaram muito! Foi a realização de um sonho poder participar desse seminário muito construtivo! Uma pena que faltam palavras para descrever toda emoção e felicidade vividas em terras lusitanas… só indo mesmo para saborear essa sensação! Muito obrigada à Vindas, Luzia, Eunice, David e Mel por nos receberem tão bem, por serem nossa família portuguesa! Saudade enorme de vocês!!! RECOMENDADÍSSIMO!!!

Danielle Jardini, Professora de Sociologia do Governo do Estado de São Paulo - Brasil.

Imagine que você está em Portugal e decide visitar a Fragata D. Fernando II & Glória em Almada. Você pode agendar uma visita guiada, mas só o grupo de docentes que participou do 5º Seminário Internacional de Capacitação Docente 2013, organizado pela Vindas Educação, teve o privilégio de efetuar esta rica visita tendo como guia o Exmo Sr. Comandante da Fragata. Ele nos fez “viajar” pela época das Grandes Navegações e enriqueceu nosso repertório para que possamos, no futuro, encantar as crianças ao ministrarmos em nossas aulas o tema “História do Brasil”. Quanto a isso, as informações que o Profº Dr. David Rodrigues nos passou, com tanta empolgação, quando visitamos o Monumento aos Descobrimentos e o Museu do Coche (ambos em Lisboa), também nos foram de grande valia. Alguém que seja do ramo da educação, com certeza terá grande interesse em visitar a Escola da Ponte no Porto e, acredito, poderá fazê-lo, com a devida marcação prévia de uma visita. Mais uma vez os participantes do 5º Seminário Internacional de Capacitação Docente 2013 puderam usufruir de algo que foi muito além de uma simples vista ao local. Tivemos a oportunidade de conversar com um professor da escola que nos contou sua experiência e respondeu a vários de nossos questionamentos. Neste sentido, agradecemos a Profª Drª Luzia Mara Lima-Rodrigues que conduziu o grupo e nos incentivou a refletirmos sobre nossas práticas pedagógicas à luz dos novos paradigmas que lá encontramos, como também em nossos vários encontros ao longo da estadia em Portugal. E não podemos deixar de mencionar a Eunice Silveira, que cuidou de cada detalhe operacional da viagem. Agradeço a Vindas Educação por ter conduzido tão bem este Seminário! Parabéns!

Isabela Nitzsche Nobre Machado, Gestora da Escola João e Maria - Brasil.

Qual o sonho de todo professor? Ser capaz de proporcionar a seus alunos aprendizagens significativas, daquelas que se tornam inesquecíveis, que realmente transforme seus aprendizes… Participar desse momento, no meu ponto de vista, tem sido muito mais do que a aquisição de novos conceitos… É a oportunidade de conhecer uma nova cultura, tão parecida e tão diferente ao mesmo tempo. Uma inserção em uma história que precede a nossa própria história. Quantos anos de estudo em livros que são traduzidos em alguns minutos de visitação. Além, é claro, de conhecer novas pessoas que agregam ainda mais significados nesta jornada… Certamente nossas vivências até esse momento serão eternas… Agradeço aos organizadores desse programa por tê-lo preparado com tamanho carinho… Nada melhor do que se sentir aprendiz quando se quer aprender como ensinar… Rumo a novos aprendizados…

Cíntia Pizzo Carminhoto, Professora no Colégio Porto Seguro - Brasil.

A Vindas planejou e executou um programa de capacitação docente que é único. Construir o conhecimento por meio de vivências significativas, despertar o desejo e a curiosidade em aprender, conhecer e interagir com pessoas em lugares diferentes e de formas diferentes, viver a história e assim compreender a nossa própria… É o que sonhamos fazer com as crianças nas escolas, o que lançamos em planos de ensino, mas que nem sempre conseguimos contemplar de forma plena. Foi exatamente o que a Vindas proporcionou ao grupo de professores brasileiros que visitou Portugal em busca de uma prática pedagógica diferenciada.

Elisiane Costa, Professora na Prefeitura Municipal de Valinhos - Brasil.

Participei num dos seminários, em 2010. Em um primeiro momento você não percebe, mas a viagem como é proposta entrelaça interesses acadêmicos, sociais, culturais e gastronômicos e com uma leveza ímpar você visita escolas e universidades e vai se inteirando da educação européia e da forma de se fazer ensino em Portugal. Chama atenção a estrutura física das escolas – algumas erguidas na época de Salazar, outras modernosas como a Vasco da Gama em Lisboa. Os professores me pareceram muito comprometidos e dedicados. Nas universidades, vêem-se os alunos com fardões e como que embebidos em larga tradição cultural. Assim se percorre o país de ponta a ponta. Dá para você dividir a viagem em muitas variáveis: uma acadêmica, ao conhecer o ensino básico e o superior; uma cultural, com as artes, a música, a arquitetura, o fato – dolente, a visita a museus; uma gastronômica, onde se come bacalhau e uma doçaria com base em ovos enorme (como minha mãe faz); uma histórica, onde se vê o domínio árabe de oito séculos, a conquista da terrinha, a reconstrução de Lisboa e a influência inglesa no Porto. Cada variável é uma viagem. Foi tão bom, que resolvi voltar em 2011, pela Vindas de novo, para explorar mais a Escola da Torre e a Escola da Ponte. Valeu a pena, já estou com saudades.

Sebastião Donizete de Carvalho, Conselheiro Estadual de Educação de Goiás - Brasil.

Em 2009, o Colégio Progresso deu aos seus docentes a oportunidade de participar de um Seminário Internacional em Portugal. Eu diria que foi uma experiência fantástica! Uma semana inesquecível, onde tivemos a oportunidade de conhecer a realidade educacional portuguesa na teoria e na prática, e de conhecer o cotidiano de algumas escolas. Através dos ensinamentos acadêmicos e culturais sobre Portugal, ministrados pelo professor Dr. David Rodrigues e pela professora Dra. Luzia Lima Rodrigues, tivemos com certeza a melhor companhia que alguém pode ter ao visitar um país.  Mas ir a Portugal ‘por ir’, não faz a diferença. Tem que ir com quem te dá suporte acadêmico, cultural e emocional, que foi o que encontramos com a Vindas Educação Internacional. Depois de 2009 já fui a Portugal 3 vezes e nunca tive uma semana tão boa, proveitosa e de conhecimento adquirido quanto a que tivemos. Eu não tenho nenhum temor em recomendar estes seminários. Vá de olhos fechados, mas quando lá chegar, abra bem os mesmos, pois você se encantará com as belezas do país e com as pessoas incríveis que são o David e a Luzia.

Rodrigo Marçura, Professor do Colégio Progresso - Brasil.

O que falar de Vindas Educação Internacional?!? Excelência e altíssima qualidade. Uma imersão no que há de mais atual relacionado à educação. A vivência proporcionada por essa experiência fala por si só. Quem não participou dos seminários DEVE participar e, quem já participou, fica o gosto de ‘quero mais’…

Daniella Pereira Robbi, Diretora Pedagógica do Instituto Psicoeducacional Bela Vista - Brasil.

Seminário de qualidade inigualável, organização excelente, receptividade e acolhimento sem palavras. Além de aprender sobre todo sistema educacional, conhecer escolas e aprender com pessoas que realmente sabem o que estão falando, claro, temos momentos de descontração e amizade.

Kelli Faber - Diretora Pedagógica do Colégio Da Vinci - Brasil.,

Superou minhas expectativas !!!! Foi um mergulho na cultura portuguesa !!! Conhecendo não só escolas e sistema educativo, mas museus, construções, culinária, música e muito mais !!! Recepção calorosa e acolhedora de Luzia, David e Mel !!!! Mistura de sentimentos, encantamentos e experiências !!! Vivi o tempo “aion”, a intensidade do vivido, experimentado e saboreado !!!! Foi maravilhoso !!!! Gratidão !!!!

Regina Lima - Professora Efetiva de Educação Infantil - Prefeitura Municipal de Campinas - Brasil,

Seminário fantástico que alia o conhecimento histórico-cultural de Portugal com o sistema de ensino português. Obrigada a equipe Vindas que nos conduziu com muita dedicação e organização!

Sílvia Silva - Professora da Educação Básica II - Brasil.,

Experiência não se expressa na quantidadede tempo destinado a um evento/atividade, mas com a sua intensidade. Estar com a Vindas Educação Internacional é provar o doce sabor da intensidade dos acontecimentos. Dias, horas, minutos infinitos na riqueza de se aprender em comunhão sobre as práticas pedagógicas, a formação docente, as culturas, enfim, sobre a VIDA! Imperdível!

Rúbia Cristina Cruz, Coordenadora dos cursos de pós-graduação do Unisal Campinas - Brasil

Vindas Educação Internacional nos oportunizou uma excelente vivência em Portugal... Tudo o que vivemos, vimos, participamos foi inesquecível, memorável.… O programa foi muito bem planejado. Nossa viagem foi muito enriquecedora. Quando pensávamos que tínhamos visto tudo, éramos presenteadas com surpresas agradabilíssimas…Desejo voltar em fazer tudo novamente!!!

Viviane Cristina Ribeiro, Coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Luiz Rosa - Brasil

Quero deixar aqui o meu agradecimento aos Profs. Drs. Luzia e David Rodrigues pelo excelente evento. Neste, tive oportunidade de conhecer a história, a cultura e a educação portuguesa; participar de atividades científicas, visitar escolas e universidades e interagir com alunos e educadores portugueses, alem dos participantes brasileiros. Tudo isso num clima perfeito de harmonia, amizade e respeito. Foi sem dúvida uma experiência extremamente rica. Para o Brasil trouxe a certeza de que é possível propiciar a TODAS as crianças e adolescentes do nosso pais uma educação pública de qualidade. Basta querer e ter vontade política.

Sonia Rodrigues - Departamento de Neurologia - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp - Brasil,