David Rodrigues recebe o Prémio “Líder Internacional 2017” pelo Council for Exceptional Children – Division of International Special Education & Services DISES.
Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de “Agregado” na mesma Universidade, em 1999. Em 2016 cessou a carreira docente universitária como Professor Catedrático (UPt).
Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993) – Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade, coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas.
Desempenhou na Universidade vários cargos entre os quais Diretor de Departamento, membro do Grupo de Planeamento Estratégico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes.
Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Açores) e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UEDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ – China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA). Orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Realizou, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Rússia, Lituânia, Brasil, Colômbia, México, Cabo Verde, Paquistão, EAU (Dubai e Abu Dabi) e Macau.
É conferencista convidado na École Supérieure de l’Éducation Nationale (França). Colaborou em iniciativas da UNESCO, da UNICEF e da Handicap International e representou Portugal em vários Projetos Europeus, nomeadamente Helios II e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança.
É autor /organizador de 36 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e publicou cerca de 100 artigos em revistas da especialidade. Pertence ao Conselho Editorial de 8 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.
Foi Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008) e recebeu o Prémio Internacional de Investigação “União Latina” (2007).
Em 2017 foi galardoado com o “Distinguished International Leader Award” pelo Council for Exceptional Children – DISES (Estados Unidos) e, por este facto, recebeu um Voto de Congratulação unânime do Plenário da Assembleia da República (205/XIII).
É Presidente da Pró – Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (membro da European Network on Inclusive Education and Disability), diretor da revista “Educação Inclusiva”, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
É Conselheiro Nacional de Educação desde junho de 2015.
É poeta. Tem 9 livros de poesia Haiku, com poesias publicadas em Português, Inglês, Japonês, Croata, Esloveno, Alemão, Espanhol, Russo e outras línguas.
É o pianista dos “Dixie Gang“ – a mais antiga banda portuguesa de Jazz tradicional em actuação.
Livros de que é Autor /Editor:
1. Educação Especial – Deficiência Motora – Antologia de textos (1981), ISEF, Lisboa
2. Deficiência e Motricidade Terapêutica (1984), ISEF, Lisboa
3. Novas Tecnologias na Educação Especial (1987), ISEF, Lisboa
4. Métodos e Estratégias em Educação Especial – Antologia de Textos (1986), ISEF, Lisboa.
5. A Inovação em Educação Especial (1995), SPCE, Lisboa.
6. Atas do Congresso Iberomericano de Informática na Educação (1994), DPGF, Ministério da Educação, Lisboa. (3 vols.)
7. Escola e Integração na Europa – valores e Práticas (1997), SPCE, Lisboa.
8. School and Integration in Europe – values and practices (1997), SPCE, Lisboa.
9. École et Intégration en Europe: valeurs et pratiques (1997), SPCE, Lisboa.
10. The Role of Resource Centers in Supporting Integration in Education, Helios II, Lisboa.
11. Corpo Espaço e Movimento: a representação espacial do corpo em crianças com paralisia cerebral (1999), INIC, Lisboa.
12. Educação e Diferença: valores e práticas para uma Educação Inclusiva (2001), Porto Editora, Porto.
13. Theories of Social Exclusion (2003), Peter Lang, Berlin.
14. Os lugares da Exclusão Social – um dispositivo de diferenciação pedagógica (2004), Cortês, S. Paulo.
15. Perspetivas sobre a Inclusão: da Educação à Sociedade (2004), Porto Editora, Porto.
16. Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (2005), Editora UFSM, Santa Maria
17. Inclusão e Educação: Doze olhares sobre a Educação Inclusiva (2006), Summus, S. Paulo.
18. Atividade Motora Adaptada: a alegria do Corpo (2006), Artes Médicas, S. Paulo.
19. Educação Inclusiva. Estamos a fazer progressos? (Org.) (2006), FEEI, Lisboa.
20. Investigação em Educação Inclusiva, vol. 1, (Org.) (2006), FEEI, Lisboa.
21. Aprender Juntos para Aprender Melhor, (Org.) (2007), FEEI, Lisboa.
22. Investigação em Educação Inclusiva, vol. 2, (Org.) (2007), FEEI, Lisboa.
23. Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: dez estudos de caso (2008), FEEI, Lisboa.
24. Os valores e as atividades Corporais, (Org.) (2008), Summus, S. Paulo
25. O Corpo que (Des) Conhecemos, (Org.) (2008), FMH, Lisboa.
26. Fundamentos de Educação Inclusiva (2008), SESI, Florianópolis.
27. Educação Inclusiva – Pessoas com deficiência Física e Motora (2008) , SESI, Florianópolis.
28. Revista “A Psicomotricidade” – (Número Especial de homenagem a Vitor da Fonseca), (2009), nº 12.
29. Educação Inclusiva: dos conceitos às Práticas de Formação (Org.) (2012), Instituto Piaget, Lisboa.
30. Equidade e Educação Inclusiva (2013), Profedições, Porto (2ª Ed., 2015)
31. Tecnologias de la Información y Comunicación – TIC – en Educación Especial (2014), UAH – Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares.
32. A Inclusão nas Escolas (2014), Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa.
33. Inclusão e Direitos Humanos (2016), Profedições, Porto.
34. Ensaios sobre Educação Inclusiva: ensaiando para estrear a peça (2018). Edições Pró-Inclusão.
35. Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Inclusão Escolar (2017) EDUFES, Espírito Santo, Brasil.
36. Ensaios sobre Educação Inclusiva (2018), Edições Pró – Inclusão, Lisboa.
Contacto: [email protected]