Luzia Mara Silva Lima-Rodrigues nasceu no Brasil, onde construiu uma parte da sua carreira académica e profissional. É Pedagoga, com especialização em Psicodrama Pedagógico e em Psicopedagogia, tendo concluído o Doutoramento em Educação pela Unicamp/Brasil, em 1999. O pós-doutoramento em Terapias Expressivas e Educação Inclusiva foi concluído em 2004, pela Universidade de Lisboa/Portugal.

Atua como conferencista internacional e docente convidada de diversas Instituições de Ensino Superior portuguesas e estrangeiras, em países como Finlândia, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Cabo Verde, Itália, Argentina, Egipto, EUA, Chile, Canadá, entre outros.

É docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, nos cursos de pós-graduação em “Educação Especial” e em “Intervenção Social e Práticas Artísticas”. Foi recentemente convidada para a Sub-direção do Mestrado em Educação Especial da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.

Membro do Centro de Formação da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, é docente de cursos de formação contínua que se realizam em escolas de Portugal Continental e na ilha da Madeira, como por exemplo: “Pedagogias Expressivas em Educação Inclusiva”, “Comunicação na Interculturalidade”, “Educação Inclusiva e Diversidade em Sala de Aula” e outros. É sócia titular da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.

Tem vasta experiência na dinamização de pequenos e grandes grupos, com a utilização de métodos ativos e expressivos para promover a sensibilização, a interação, a aprendizagem e/ou a reflexão. Esta experiência é igualmente significativa na formação contínua de professores do Ensino Superior.

É membro de comissões organizadoras e científicas de encontros, seminários e congressos internacionais. Revisora por pares (peer reviewer) de congressos e de revistas científicas com factor de impacto, como o International Journal of Inclusive Education. Tem inúmeros artigos, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.

Autora/organizadora dos livros “Ações Educativas: vivências com psicodrama na prática pedagógica”, “O Tao da Educação: a filosofia oriental na escola ocidental”, “Para aprender no ato: técnicas dramáticas na Educação”, “Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: dez estudos de caso”, entre outros. Coordenou a equipa organizadora do  “Inclusive and Supportive Education Congress”, que reuniu representantes de 38 países em Portugal, tendo sido a principal editora convidada para o ISEC  Book of Proceedings“, publicado pelo JORSEN – Journal of Research on Special Educational Needs/UK, ao lado de autores de renome mundial como Mel Ainscow e David Rodrigues.

Concebeu e coordenou o Mestrado em Educação Especial do Instituto Piaget de Almada/Portugal. Na mesma instituição, concebeu e coordenou o Ramo de Motricidade e Reabilitação Psicomotora e do Curso de Aprofundamento em Reabilitação Psicomotora, da Licenciatura em Motricidade Humana. Atuou como docente de diversas instituições de ensino superior portuguesas, públicas e privadas, como o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Universidade Autónoma de Lisboa e a Universidade Lusófona do Porto.

No Brasil, foi diretora da Faculdade de Educação “Padre Anchieta” de Jundiaí, leccionou na Pós-graduação em Educação Motora da Unicamp, no Mestrado em Educação da Uninove e no Mestrado em Educação Sócio-comunitária do Unisal de Americana, onde é docente convidada, assim como no Doutoramento em Educação da Unesp de Marília.

Foi pentacampeã brasileira de Kung Fu, vencendo vários campeonatos internacionais até chegar ao Mundial de Shao Lin, na China, em 1995. O seu doutoramento é sobre o ensino da arte e da filosofia do Kung Fu e do T’ai Chi Chuan em aulas de Educação Física. A investigação foi realizada numa escola pública da periferia de uma grande cidade brasileira, verificando-se, por exemplo, o aumento de comportamentos pró-sociais nos alunos que passaram pela experiência (cf. “O Tao da Educação”, Ed. Ágora).

Percorreu os 800km do Caminho Francês de Santiago de Compostela e as lições aprendidas nestas e em muitas outras experiências têm contribuído para a dimensão humana e ecológica da sua vida profissional.

É mãe de uma adolescente maravilhosa, que é a sua grande fonte de inspiração, informação, confirmação e transpiração.

Contacto: vindas@vindas.pt

Luzia Lima-Rodrigues - currículos também disponíveis em:

Contacte-nos

Assim que nos for possível iremos responder. Obrigado.

Ilegível? Alterar texto captcha txt